sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Broken Nail... Now what?? Nail Tip & Acrygel Overlay Tutorial

Hello loves! :)

Broken nail?? Oh, the horror!! I'm sure I'm not the only one feeling like that and immediately searching all about fixing that nail... or simply filing all nails down. Personally, I refuse to do that after so much effort into making my natural nails healthier (after 22 years of nail biting). There are many ways to rescue broken nails and a quick google oracle search will lead you to them. I have used many solutions as well and at the moment, I'm so pleased with the latest! With this post, I intend to explain how I fixed my nail with only a tip extension and acrygel overlay. I'm not a nail tech, therefore I like and love to learn things on the way and share my experiences.

Partiram uma unha?? Ai que horror!! hehehe Tenho a certeza que não sou a única a sentir-me assim quando parto uma :p Existem imensas formas de corrigir/salvar a unha... é só aceder ao oráculo google. Pessoalmente, recuso-me a limar todas as minhas unhas depois de tanto esforço e dedicação para as ter grandes e saudáveis (roí-as durante 22 anos). Então, experimentei umas técnicas pela primeira vez, nomeadamente pus uma tip e reforcei-a com acrigel overlay... gostei tanto do resultado que resolvi partilhar convosco a minha experiência neste (longo) tutorial.
First, what is acrygel? Acrygel is the name given when you use acrylic powder and gel base/top coat in your nails, at the same time. It's the junction of both: you get the strength provided by acrylic powder and the flexibility of the gel base/top coat. I first learned about it with Chickettes in an nice post she did. You can use the acrygel technique to help grow your natural nails while keeping them safe. There is no agression to your nail plate.

Mas antes de mais, o que é acrigel? (tomei a liberdade de traduzir o nome assim... mas se conhecem uma tradução mais adequada, contem-me!). A primeira vez que ouvi falar desta técnica foi com a blogger Chickettes, num post que ela fez. Acrigel é a junção de acrílico e verniz gel na mesma unha, obtendo-se as vantagens de ambos: força e resistência do pó acrílico e flexibilidade do verniz gel. É uma técnica usada para reforçar e dar mais protecção à unha natural, sem a danificar. Pode ser usada enquanto a unha natural cresce, ou mesmo com elas grandes e fortes, como meio de precaução. Vou fazer mudanças no fim do mês... garanto-vos que vou usar a técnica! :)
So, what did I do? I broke my nail opening a window (stupid situation as always) lol. I started preping it by filling, pushing back cuticles and removing any oil/greasiness with Mollon Pro Dehydrator Pre Nail Prep. 

Mas, como resolvi o meu problema? Parti a unha na janela... uma situação estúpida e evitável, como sempre lol. Comecei por preparar a unha: limei, empurrei as cutículas e limpei quaisquer resíduos com o Mollon Pro Dehydrator Pre Nail Prep.

Then, I placed a tip in my nail with some glue. A few words here... good materials are important! I tried a couple low cost tips & nail glues and it was awful! Not only did it pop up a couple hours later, but they were hard to blend with my natural nail ugh! I used Purple Professional Sidney tips and Purple Professional Cola para Unhas de Gel (nail glue). The tip well is quite large and I love that it is smooth and curvy. About the glue, it works fast and is the strongest I've tried so far. (see how do correctly apply a tip here)

Depois, colei a tip na minha unha natural com cola específica. Atenção, é fundamental usar bons produtos! Experimentei algumas marcas de tips e colas do chinês e correu tudo mal! Não só a tip caíu ao fim de umas horas, como ainda por cima é difícil harmonizar a tip com a unha natural. Ninguém quer a unha com altos estranhos pois não? Usei as tips Sidney da Purple Professional e Cola para Unhas de Gel da mesma marca. A tip tem um encaixe largo e sem vértices laterais que simplesmente amei! Já a cola foi também a melhor que usei até hoje - forte e de secagem veloz. (vejam como aplicar uma tip correctamente aqui)
After placing the tip, you  need to cut and file it with a coarse file. I used some nail clippers but you can also use a nail tip cutter. 

Depois de colocada a tip, o próximo passo é cortá-la (usei um corta unhas, se bem que podem usar uma guilhotina) e limei-a com uma lima de grau 180.
Now, I don't have a gel constructor and there's actually no need to for my purposes. With a tip blender and a coarse file, you can blend the tip to your nail without hurting the nail plate (use sure flat movements). This is best explained in the following video tutorial. The idea is to create a natural seam. Just be carefull and go gently on the beginning... I was harsh and lost a piece of the tip hehehe. When all is smooth, gently buff all your nail with a smooth grade buffer. I've heard that you can use acetone instead of tip blender, but that didn't work with me (not sure if it was because I used bad nail tips in first place).

Agora, o que as técnicas de unhas podem fazer é usar um gel construtor, entre outras opções. Mas não só não tenho, como para os meus propósitos não achei necessário. Isto vai da experiência de cada um, ok? :) O que fiz foi usar o tip blender da Purple Professional. Coloca-se o produto na zona do encaixe da unha e lima-se essa área com uma lima grossa. Podem ver este video tutorial porque imagens são sempre melhores. O produto em si "amolece" a região, permitindo que possamos tirar a espessura da tip a mais e homogeneizá-la com a unha natural. Ou melhor, a ideia é que fique tudo suave e sem altos. Li algures que é possível usar acetona para amolecer essa zona... mas comigo não funcionou (não sei se por ter usado tips de marcas duvidosas!). Também é possível suavizar a unha sem nenhum produto... mas é mais demorado. Outra questão muito importante é que ao limarem a tip na zona de encaixe, utilizem movimentos seguros e planos para NÃO tocar na unha natural e danificá-la! Movimentos seguros, mas gentis... aqui a minha pessoa foi bruta e ficou logo sem um bocado lateral da tip hehehe. Quando estiver tudo suave, utilizem um buffer para gentilmente harmonizarem toda a unha, parte natural incluída.
Moving on, how to protect the tip and your nail. You can simply use a base gel polish but I don't know how well it will be protected (has anyone tried it?). I used the acrygel technique because I want a strong nail and a long lasting solution! This is also explained very nicely in the following two videos by two ladies that understand this much better than me: here and here. In quick words:
  1. Gently buff the nail (I had previously done this step)
  2. Remove any residues and greasiness with and adequate product
  3. Apply a thin layer of gel polish basecoat (I used Revel Nail Base Coat). Be sure to seal the tip but do NOT cure it. (don't touch the cuticles either)
  4. Using a cuticle pusher, sprinkle acrylic clear powder in the tacky layer of the gel polish and now you can cure it (you can also dip your nail in the powder, but this was you avoid clumpy pieces and is more hygienic). 
  5. Repeat steps 1 & 2 if you want to. Use thin coats to get a natural nail result;
  6. Seal your nail with a gel polish top coat (I used Revel Nail Top Coat) and you're good to go! 
If you use a soak off gel polish top coat, be careful and use non-acetone remover to remove your regular nail polish. If you use the traditional one, then gently file it to break the gel seal when your growth line is visible or you simply want to remove the acrygel layers. My only problem with acrygel is that I can't use glitters with it because I remove them with pure acetone and aluminium foil :p

Continuando, como proteger a tip? Podem simplesmente usar o duo verniz gel base + top coat, mas sinceramente não faço ideia de qual a durabilidade (se souberem, contem-me tudo!). Aqui o que fiz foi a usar a técnica acrigel para ter uma solução resistente e duradora. Sugiro que vejam os videos seguintes de meninas que dominam o assunto melhor que eu: este e este ;) Mas assim por escrito, são estes os passos:
  1. Limar gentilmente a unha com buffer (já tinha feito este passo anteriormente);
  2. Remover resíduos e gordura da unha com produto adequado;
  3. Aplicar uma camada fininha de verniz gel base (usei o Revel Nail Base Coat), selar a ponta mas NÃO curar (não tocar na cutícula);
  4. Com o empurrador de cutícula ou espátula, polvilhar pó acrílico na camada de dispersão e agora sim, curar no tempo recomendado pela marca (usei o pó acrílico de um kit de reparação de unha da Orly que tinha cá por casa, mas o certo seria pó acrílico transparente). Podem mergulhar a unha dentro do pote de pó acrílico, mas isso é menos higiénico e por vezes resulta em pedaços aglomerados de pó;
  5. Repetir os passos 3 e 4 se acharem necessário. Convém aplicar camadas fininhas para obter um resultado natural;
  6. Selar tudo com top coat verniz gel (usei o Revel Nail Top Coat) e já está! 
Se usarem um top coat gel soak off, cuidado a usar acetona para remover o verniz normal; recomendo removedor sem acetona. Se usarem o verniz gel tradicional, têm de o limar suavemente para quebrar o selo de gel quando quiserem remover o acrigel. O meu único problema com esta técnica é que não posso usar glitters... senão estrago todo o meu trabalho porque removo glitters com acetona pura e método do papel de alumínio :p
Like I said above, the acrygel tehcnique is safe to your natural nail. But, the glue for tips is another thing. I just want to let you know that there are other methods available like silk and fiber glass to fix small breaks :) I'm currently testing Revel Nail gel polish brand, therefore I think the tip will be in place for the 2-week period of it. I'll update this post when I finish :) [EDIT: Everything stayed in place during the two weeks that I tested Revel Nail; it wasn't easy to remove though. It took me three soaking off procedures and something like half an hour to remove the acrygel properly. Next time I'll do a single coat hehehe] If you have any questions please let me know and I'll address them as best as I can. I know there's some information that I didn't mention inf fear of this post becoming even bigger... I hope this tutorial can help someone out there in the same situation as me :)) Kisses,

Referi acima que o método acrigel não é prejudicial para a unha; mas a cola de unhas já é um outro assunto diferente. Quero lembrar que há várias alternativas diferentes para corrigir pequenos cortes como fibra de vidro e seda. Estou de momento a fazer um teste de durabilidade da marca de verniz gel Revel Nail e acredito que a tip vai ficar segura durante este tempo.. Mas prometo actualizar aqui o post quando a tirar :) [Edição: Estou muito contente porque este método aguentou duas semanas e se calhar até aguentava mais! Removi a tip e acrygel depois de testar a marca Revel Nail; mas não foi fácil! Fiz três vezes o método soak off até o acrygel estar todo dissolvido, sendo que demorei cerca de meia hora] Se tiverem alguma questão, não hesitem em perguntar porque eu vou sempre dar o meu melhor para responder correctamente. Há várias coisas que não referi com receio de tornar este post ainda maior do que já é... Espero que este tutorial posso ajudar alguém na mesma situação que eu :) Beijinhos,

Cristina Santos***

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ladies, feel free to leave a comment whether good or not, i appreciate it.
I will answer comments here in the post :p

Chicas, por favor estejam a vontade de deixar um comentário, quer seja bom ou mau, a vossa opinião é muito importante para mim!
Vou responder aos comentários no próprio post :p

Disqus Comentários